Resumo:
Tendo em vista as diversas formas de ensino/aprendizagem com o uso das novas tecnologias
da informação empregadas em salas de aula, o presente trabalho tem como objetivo analisar a
inserção, o manuseio e a dificuldade da aquisição da ferramenta: Lousa digital interativa
(LDI) nas aulas de língua estrangeira, como meio benéfico para propiciar um novo método de
ensino, facilitando a aprendizagem do aluno. A partir da visão de alguns autores teóricos
como Silveira e Bazzo (2009), Kalinke (1999), entre outros, tal como algumas abordagens e
estudos acerca desse tema. Os avanços tecnológicos estão sendo utilizados praticamente por
todos os ramos do conhecimento, pois é impossível pensar em desenvolvimento sem
tecnologia. Assim sendo, os trabalhos aqui abordados se remetem com relação á utilização de
tecnologias em contextos educacionais está sendo cada vez mais impactada; a cada dia
surgem novas ferramentas e instrumentos inovadores de informações e comunicação que
afetam nosso cotidiano e nos deixa dependentes. Metodologicamente, esse estudo é de
abordagem qualitativa, de acordo com LUDKE & ANDRÉ (1986) e quantitativa segundo
Delli Zotti (1997), no qual utilizamos como instrumento de aplicação um questionário
estruturado com os alunos do ensino fundamental e médio do P.C.C., localizada em Campina
Grande. No tocante ao instrumento de geração de dados o questionário foi mais viável a nossa
investigação, pois os colaboradores desta pesquisa não são identificáveis.
Descrição:
FREITAS, A. N. D. A importância da utilização das novas tecnologias nas aulas de língua estrangeira no ensino fundamental e médio. 2017. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.