Resumo:
Este trabalho é um estudo sobre a eficácia da leitura de clássicos da literatura como
atividade educacional complementar no processo de remição da pena. Trata-se de
uma tentativa de se reeducar o imaginário social dominado por um pensamento
punitivo e repressivo no tocante a políticas voltadas para a criminalidade e violência.
A prática da leitura em estabelecimentos penais merece maior difusão e aplicação
no processo de remição da pena, uma vez que se apresenta de máxima
plausibilidade para uma efetiva reeducação do preso e sua consequente inclusão
social. Vive-se em um mundo com vistas à sustentabilidade, onde a paz, justiça,
liberdade, dignidade, fraternidade se encontram em vias de seu mais elevado nível
de efetivação. Não é mais possível se perpetuar uma política criminal que já
demonstra há tempos sua ineficiência. É pela prática da leitura nos
estabelecimentos penais, mais especificamente da leitura de clássicos da literatura
universal e brasileira, que se pretende defender uma política pública humanizadora,
em oposição às políticas meramente criminais que se costumam ainda aplicar em
pleno século XXI. O mundo globalizante e sustentável não comporta mais essas
práticas. Urge-se mudanças e isso é possível com a valorização da prática e
estímulo da leitura de clássicos da literatura brasileira e universal pelos apenadosreeducandos, com vistas a sua transformação como pessoa humana. Dentre as
leituras sugeridas, poder-se-ia ter incluído obras como Crime e Castigo, de Fiódor
Dostoiévski, Moby Dick, de Herman Melville ou mesmo Othello, de William
Shakespeare.
Descrição:
SANTOS, T. L. dos. Reeducação do imaginário: aplicação da remição por leitura de clássicos da literatura como oportunidade de (res)socialização do apenado. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Monografia]