Resumo:
A logística reversa
não é apenas um fluxo de produtos e materiais no sentido
contrário, mas como uma ferramenta capaz de agregar valor ao produto, gerar
diferencial competitivo e auxiliar na satis fação do cliente no pós venda. Nesse
contexto, este estudo te ve por objetivo analisar a logística reversa das empresas de
comércio eletrônico como diferencial competitivo e satisfação para os consumidores,
sob a percepção dos alunos de Administração (noturno) da UEPB. Para tanto, a
pesquisa caracterizou se como exploratória e descritiva e o método de pesquisa foi
de l evantamento, através de um questionário baseado do modelo de Silva (2017),
aplicado para uma amostra de 113 alunos, retira da do universo de 226 estudantes.
F oi optado pelo uso da abordagem quantitativa , a amostra foi analisada de maneira
não probabilística intencional e dados foram submetidos a análise através do
método dedutivo. Os resultados levaram a inferir que os estudan tes demonstraram
satisfação em suas experiências com a Logística Reversa em compras no Comércio
Eletrônico Assim, conclui se que a ferramenta de Logística Reversa pode gerar
satisfação ao consumidor mesmo em meio à frustração do produto
defeituoso/avariad o , a partir de um canal reverso de pós venda bem estruturado e
eficiente.
Descrição:
GONZAGA, R. T. A. Logística reversa e a satisfação do cliente no pós-venda. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]