Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo geral conhecer a percepção que professoras do ciclo de alfabetização têm acerca do seu papel como modelo de leitora para seus alunos. Além disso, buscou-se identificar a relação pessoal e profissional destas com a leitura. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo descritivo junto às professoras que lecionam no ciclo de alfabetização (1º, 2º ou 3º ano do Ensino Fundamental - EF), do município de Campina Grande e regiões circunvizinhas. Os dados foram coletados em um questionário online, contendo questões sociodemográficas, com vistas a caracterizar a amostra e questões relacionadas ao tema propriamente dito da pesquisa. A partir da análise dos dados, pode-se perceber que, todas as professoras entrevistadas têm ciência de exercer um papel de referência de leitora para seus alunos e, a maioria possui uma boa relação com a leitura, para além das experiências que a profissão exige.
Descrição:
SANTOS, K. L. O professor como modelo de leitor para o aluno. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.