Resumo:
As medidas socioeducativas são as medidas coercitivas que o Estado dispõe para a
aplicação de reprimendas pedagógicas aos adolescentes que praticaram fatos
previstos pelo ordenamento jurídico em vigor como crimes ou contravenções penais.
Tais medidas estão elencadas taxativamente no Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA). Nesse âmbito, o sistema socioeducativo possui uma
fundamental importância para a efetivação da política pública de reinserção e
ressocialização dos jovens que são submetidos às medidas socioeducativas. A
presente pesquisa tem como objetivo geral entender a importância e o papel
desempenhado pelo agente socioeducativo (socioeducador) na efetiva
ressocialização e ressignificação social dos adolescentes que cumprem medida
socioeducativa em meio fechado (internação).Foi utilizado o método científico
indutivo, valendo-se da análise do sistema socioeducativo da Paraíba para traçar um
paralelo com o âmbito nacional. A temática cerne visa, ainda, a entender o quão
crucial e delicado é o trabalho do socioeducador, ao lidar com adolescentes que
cumprem a medida socioeducativa de internação, sobremaneira, no tocante à
vulnerabilidade social e psicológica desses jovens, enquanto atravessam uma fase
primacial do desenvolvimento humano, que é a adolescência. A falta de clamor
social, a carência de recursos humanos, financeiros e estruturais são entraves a
serem superados para a consecução dos objetivos das políticas de atendimento
socioeducativo dos estados brasileiros.
Descrição:
OLIVEIRA NETO, Firmo Silva de. A relevância do agente socioeducativo no desenvolvimento social e reintegrativo do adolescente que cumpre medida socioeducativa em meio fechado. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.