Resumo:
A pandemia do COVID-19 desencadeou interferências diretas no comércio digital,
haja vista a ascensão provocada por suas demandas. Neste sentido, este estudo tem
por objetivo identificar os os hábitos de consumo digital no Nordeste Brasileiro a partir
do contexto da pandemia do COVID-19. A metodologia desta pesquisa classifica-se
como exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta
de dados utilizou-se de entrevista semiestruturada. Sua amostra constituiu-se por 09
consumidores eletrônicos do Nordeste Brasileiro, sendo um residente em cada estado
da região. Os principais resultados revelaram uma maior efervescência na aquisição
de produtos e serviços a partir de meios digitais, com ênfase para a compra de
gêneros alimentícios, produtos fármacos, além de itens eletrônicos. Aponta-se ainda
o grau de confiabilidade dos entrevistados nesta forma de relação comercial que,
segundo os mesmos, possuem condições de segurança, seja na entrega das
mercadorias, seja nas formas de pagamento. Assim, a partir da realização deste
estudo, recomenda-se aos comerciantes aprimorar suas práticas, adequando-as à
modalidade virtual, proporcionando aos consumidores constante segurança e maiores
benefícios. Sugere-se, finalmente, a adoção de estratégias dinâmicas, com o
propósito de manter aquecida esta modalidade comercial, potencialmente buscada a
partir das necessidades decorrentes do contexto da pandemia do COVID-19.
Descrição:
Queiroz, Daniel Ferreira de. Hábitos de consumo digital no nordeste brasileiro no contexto da pandemia do covid-19. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.