Resumo:
A pandemia mudou a forma como o consumidor utiliza as mídias sociais, trazendo
ferramentas úteis/sustentáveis de anúncio e venda, bem como, de relacionamentos pessoais
e/ou coletivos. Dentre os vários aplicativos disponíveis, o Instagram ganhou ênfase durante
este período, por dispor de lives como uma ferramenta digital de negociação. O objetivo geral
deste estudo visou investigar a influência das "lives commerce" nas vendas do setor de
vestuário da cidade de Campina Grande-PB em tempos de pandemia. Trata-se de um estudo
exploratório-descritivo e quanti-qualitativo. A pesquisa foi desenvolvida de forma on-line
através da plataforma Google Forms, a população foi composta por empreendedores do setor
de vestuário da cidade de Campina Grande-PB que possuíam loja virtual ou física. Os dados
das respostas objetivas foram tabulados e analisados em uma planilha na plataforma Microsoft
Excel® 2013 e os subjetivos foram submetidos à análise de conteúdo. Os participantes desse
estudo demonstraram de forma geral que as lives commerce são capazes de influenciar as
pessoas a comprarem mais em suas lojas e consideram que os consumidores compram por
impulso. Esse trabalho tem certo grau de ineditismo, pois como se trata de uma ferramenta
nova de vendas, não há literaturas disponíveis que explorem de forma específica e
aprofundada essa ramificação do e-commerce.
Descrição:
LEMOS, Yuri Oliveira de. “Lives commerce” durante a pandemia: seria esse novo recurso um potencializador de vendas em Campina Grande -PB? 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2022.