Resumo:
Esta pesquisa traz uma discussão acerca do ensino de função exponencial para o 1º ano do Ensino Médio na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos – EJA, apontando a importância de relacionar o conteúdo matemático escolar com noções matemáticas presentes no cotidiano. Considerando que o ensino e aprendizagem de matemática devem caminhar rumo aos objetivos da educação de formar um cidadão crítico, autônomo, participativo nos debates e ações da sociedade, fundamentamo-nos em pensadores como Paulo Freire, discorrendo sobre uma proposta que se embasa na tendência de educação libertadora. Além da discussão teórica sobre o tema, foi colocada em prática uma proposta de ensino na Escola Miguel Santa Cruz,
na cidade de Monteiro-Paraíba. Os resultados da intervenção na turma EJA nos apontam que é possível e necessário pensarmos o ensino e aprendizagem da matemática em uma perspectiva que busca distanciar-se da tendência educacional tradicional.
Descrição:
SOUSA, R. F. O ensino de função exponencial no 1º ano do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adulto (EJA). 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.