Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Matemática Financeira atrelada à Modelagem Matemática no Ensino Médio, feito a partir de um estudo de aula. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada durante o programa Residência Pedagógica com alunos da 3ª Série do Ensino Médio da ECIT José Leite de Souza na cidade de Monteiro/PB. A pesquisa foi realizada no desejo de fazer os alunos compreenderem e correlacionarem a Matemática Financeira no dia a dia, trazendo temas relevantes e atuais
para estabelecer relações e semelhanças com a matemática estudada dentro da sala de aula. Para a construção desse trabalho foi necessário apoiar-se em autores que abordam a Modelagem Matemática, entre eles estão Bassanezi (2004) e Biembengut (2003, 2011), que trazem a metodologia Modelagem Matemática como uma arte que transforma um problema do cotidiano em problemas matemáticos a fim de formulá-los e resolvê-los. A coleta de dados se deu por gravações, pelo caderno de campo e registros de aula. Este
trabalho também traz as dificuldades encontradas para desenvolver as atividades foram que diante a pandemia da Covid-19 as aulas presenciais tiveram o horário reduzido para evitar aglomerações e com isso não deu para aprofundar no conteúdo, visto que, haveriam mais assuntos a serem trabalhados posteriormente. Com esta pesquisa pude constatar que ao tratar de situações corriqueiras e atuais os alunos mostraram interesse ao trabalhar com o conteúdo da Matemática abordada. Então compreendi que ao atrelar a Modelagem Matemática ao ensino temos que o conteúdo tem um significado e consequentemente mais
participação ativa dos alunos no momento de construção de conhecimentos.
Descrição:
FARIAS, L. R. B. N. Ensino da matemática financeira através da modelagem matemática. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.