dc.contributor.author |
Farias, Larissa Rayane Bezerra Nunes de |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-29T15:27:19Z |
|
dc.date.available |
2022-09-29T15:27:19Z |
|
dc.date.issued |
2022-09-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 510.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27829 |
|
dc.description |
FARIAS, L. R. B. N. Ensino da matemática financeira através da modelagem matemática. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Matemática Financeira atrelada à Modelagem Matemática no Ensino Médio, feito a partir de um estudo de aula. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada durante o programa Residência Pedagógica com alunos da 3ª Série do Ensino Médio da ECIT José Leite de Souza na cidade de Monteiro/PB. A pesquisa foi realizada no desejo de fazer os alunos compreenderem e correlacionarem a Matemática Financeira no dia a dia, trazendo temas relevantes e atuais
para estabelecer relações e semelhanças com a matemática estudada dentro da sala de aula. Para a construção desse trabalho foi necessário apoiar-se em autores que abordam a Modelagem Matemática, entre eles estão Bassanezi (2004) e Biembengut (2003, 2011), que trazem a metodologia Modelagem Matemática como uma arte que transforma um problema do cotidiano em problemas matemáticos a fim de formulá-los e resolvê-los. A coleta de dados se deu por gravações, pelo caderno de campo e registros de aula. Este
trabalho também traz as dificuldades encontradas para desenvolver as atividades foram que diante a pandemia da Covid-19 as aulas presenciais tiveram o horário reduzido para evitar aglomerações e com isso não deu para aprofundar no conteúdo, visto que, haveriam mais assuntos a serem trabalhados posteriormente. Com esta pesquisa pude constatar que ao tratar de situações corriqueiras e atuais os alunos mostraram interesse ao trabalhar com o conteúdo da Matemática abordada. Então compreendi que ao atrelar a Modelagem Matemática ao ensino temos que o conteúdo tem um significado e consequentemente mais
participação ativa dos alunos no momento de construção de conhecimentos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Roger Ruben Huaman Huanca |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática financeira |
pt_BR |
dc.title |
Ensino da matemática financeira através da modelagem matemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |