Resumo:
O presente trabalho aborda um estudo sobre o comportamento do consumidor decisor
e do seu processo de decisão de compra, proporcionando às empresas resultados relevantes
que podem contribuir para que estas direcionem seus esforços e suas estratégias de marketing,
melhorando os resultados em relação à satisfação das necessidades dos clientes. Esta pesquisa
teve como objetivo foi investigar através do modelo de cinco etapas o processo de decisão de
compra do consumidor decisor em relação a produtos sustentáveis na cidade de Campina
Grande - PB. Para o alcance do objetivo proposto foi realizado um estudo de campo, com
abordagem de pesquisa quantitativa, de caráter exploratório e descritivo. Quanto ao tipo de
amostragem foi utilizada a não probabilística por conveniência. A amostra da pesquisa é um
tipo de consumidor individual, o consumidor decisor, definido com base nos critérios pré estabelecidos (tempo de pesquisa e relevância dos dados obtidos). Os dados da pesquisa
foram obtidos através da aplicação de um questionário durante o período de 20/10/2022 a
03/11/2022, realizados com trinta respondentes residentes na cidade de Campina Grande - PB,
dos quais dezoito fazem parte da amostra deste estudo. Esses resultados foram analisados a
partir do modelo de cinco etapas do processo de decisão de compra (KOTLER e KELLER,
2006). Os dados revelaram que os principais fatores de influência se centram no determinante
social (na variável grupos), no determinante psicológico (nas variáveis percepção e crenças e
atitudes).
Descrição:
FARIAS, A.B.S.D. Processo de decisão de compra do consumidor de produtos sustentáveis na cidade de Campina Grande - PB. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.