UEPB - Repositório Digital

Avanços e desafios na inclusão educacional de deficientes intelectuais no ensino regular brasileiro

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Amarante, João Vitor
dc.date.accessioned 2024-04-03T11:41:50Z
dc.date.available 2024-04-03T11:41:50Z
dc.date.issued 2021-10-15
dc.identifier.other CDD 302.14
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31146
dc.description AMARANTE, João Vitor. Avanços e desafios na inclusão educacional de deficientes intelectuais no ensino regular brasileiro. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Pessoas portadoras de deficiência intelectual encontram no decorrer da vida diversas dificuldades de inclusão, uma das mais significativas, diz respeito ao processo educacional de tais indivíduos. Conforme estudos recentes, a inclusãoeducacional é o modelo de aprendizagem mais benéfico para os deficientes intelectuais, proporcionando avanços não apenas na vida acadêmica, mas também na vida social desses. Diante de um cenário de progresso na educação inclusiva no Brasil, após a Constituição Federal de 1988 nota-se uma normatização referente a matéria, seja por meio da própria Constituição ou através de leis complementares, portarias ou decretos. No entanto, é sabido que alguns direitos encontram dificuldades para sua plena efetivação, no que tange a inclusão educacional de pessoas com deficiência intelectual vê-se que trata-se de um processo complexo que exige uma reestruturação de recursos físicos, financeiros, pessoais e institucionais. A presente de pesquisa que traz como tema “Avanços e Desafios na inclusão educacional de Deficientes Intelectuais no ensino regular brasileiro” tem como objetivo principal: Verificar se os deficientes intelectuais matriculados no ensino regular brasileiro estão tendo a efetivação do seu direito a uma educação inclusiva. Já referente a metodologia da pesquisa, o método utilizado foi o indutivo. Quanto aos fins, a pesquisa foi exploratória já em relação aos meios, bibliográfica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Dra. Flávia de Paiva Medeiros de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão educacional pt_BR
dc.subject Deficiência intelectual pt_BR
dc.subject Direitos sociais pt_BR
dc.subject Efetivação de direitos pt_BR
dc.title Avanços e desafios na inclusão educacional de deficientes intelectuais no ensino regular brasileiro pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta