Resumo:
O trabalho em questão problematiza a relação entre a educação do campo e a formação docente. Nosso objetivo é analisar a experiência vivenciada por uma professora em escola pública, da zona rural de Pedra Lavrada /PB, para identificar conquistas e desafios enfrentados nessa modalidade de ensino. Para tal, nos baseamos em um referencial teórico que orienta as discussões e conclusões expressas no texto, foram estabelecidos diálogos teóricos com autores que investigam a formação de professores e a Educação do Campo, como: Freire (1967,1987,2003,2019,2021); Caldart (2004); Nóvoa (1992,2002,2003);
Almeida (2006), entre outros. Optamos por uma metodologia qualitativa, com abordagem descritiva analítica. Por fim, observamos a precariedade na formação continuada dos professores e professoras, bem como os escassos investimentos em políticas públicas direcionadas à Educação do Campo.
Descrição:
ALFREDO, H. S. Educação do campo: desafios vivenciados por uma professora em sua prática pedagógica no munícipio de Pedra Lavrada - PB. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.