Resumo:
O presente trabalho objetiva analisar o impacto do trabalho dos influenciadores
digitais nas relações contemporâneas de consumo. Justifica-se o estudo frente a
vulnerabilidade do consumidor, avaliando assim a responsabilidade civil dos
influenciadores digitais e ainda a possibilidade de regulamentação da profissão.
Observa-se que na atual sociedade de consumo, há relevância na opinião dos
influenciadores, de forma capaz de moldar escolhas e comportamentos dos
consumidores, concluindo-se de forma clara a posição vulnerável e influenciada do
consumidor. Para o desenvolvimento do Artigo, realiza se a pesquisa de natureza
básica estratégica, quanto ao objetivo descritiva e exploratória, a abordagem
qualitativa, ao método hipotético-dedutivo, ao procedimento bibliográfico e
documental com a utilização de artigos, livros, lei, doutrina e decisões judiciais.
Diante do exposto, é possível concluir que o consumidor está em vulnerabilidade na
relação de consumo, como já pacificado na legislação, e a atuação do influenciador
digital traz grande peso, observando uma responsabilidade civil, considerando a
publicidade e a capacidade de motivar escolhas diante da influência.
Descrição:
LUNA, L. R. M. Responsabilidade civil dos influenciadores digitais em seus trabalhos nas redes sociais. 2024. 47f. Monografia (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.