Resumo:
A leitura é essencial na formação das crianças, permitindo-lhes explorar o
desconhecido e desenvolver aspectos linguísticos, cognitivos, emocionais e
socioculturais. A Literatura Infantil, com sua diversidade de textos, é fundamental
nesse processo, sendo um recurso pedagógico importante para o planejamento
educacional e propostas didáticas inovadoras. O Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD) e o Programa Nacional do Livro e Leitura (PNLL), ambos do Governo Federal,
têm como objetivo promover o acesso a livros e fomentar a leitura literária nas escolas
públicas. Este estudo investigou a contribuição desses programas na educação
infantil, destacando a importância de políticas públicas para a formação de leitores
competentes desde cedo. Através de investimentos contínuos e o envolvimento de
educadores, é possível construir uma sociedade mais leitora, criativa e sensível.
Descrição:
ALBUQUERQUE, R. Um levantamento de estudos sobre leitura literária na educação infantil do PNLD e do PNLL. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.