Resumo:
Com foco na atual primeira-dama do país, Janja da Silva, este artigo busca compreender o vestuário como uma ferramenta de construção de imagem e poder político, partindo de uma análise das narrativas midiáticas. Discorremos sobre as representações femininas na esfera política brasileira através do prisma da vestimenta, destacando a forma como essas mulheres são retratadas na mídia. Ao salientar a importância do vestuário como um aspecto central na construção da imagem pública da primeira-dama, buscamos compreender como a mídia tradicional aborda o código vestimentar de Janja. Utilizando uma abordagem interdisciplinar que trata de questões de gênero, política e comunicação, este artigo visa contribuir para uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas de poder na esfera política brasileira. Como metodologia recorremos à pesquisa bibliográfica e qualitativa. Identificamos que o sexismo está enraizado no discurso midiático sobre a moda usada pelas mulheres nesse contexto.
Descrição:
Santos, L. I. S. V. F. dos. A roupa política: moda como estratégia midiática da primeira-dama Janja. 2024. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024