Resumo:
No cenário competitivo em que as marcas estão inseridas, o marketing de conteúdo se
apresenta como uma estratégia eficaz para educar, entreter e inspirar o público. Nesse
contexto, surge a saga Harry Potter como um exemplo bem-sucedido de aplicação de
estratégias de branding no segmento do entretenimento. Assim, esse estudo objetiva analisar
o impacto do marketing de conteúdo aplicado no branding da saga Harry Potter.
Metodologicamente, a pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa, com coleta de dados via
survey e uma amostra válida de 288 respondentes, analisada por meio de estatística descritiva.
Os resultados indicam que as estratégias de branding da marca Harry Potter são eficazes,
mantendo sua relevância para o público-alvo, cujo engajamento da comunidade de fãs reflete
essa eficácia, com consumidores interessados no conteúdo oficial e em uma ampla gama de
produtos licenciados. Concluindo, a marca estabelece conexões profundas com consumidores,
motivando-os a adquirir produtos relacionados à saga e reforçando a sua presença no
mercado.
Descrição:
SILVA, Ruth Letissia dos Santos. Um toque de magia: a aplicação do marketing de conteúdo no branding da saga Harry Potter. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraiba, Campina Grande, 2024.