Resumo:
O presente estudo teve como objetivo analisar o surgimento de doenças psicológicas
acometidas nos operadores de telemarketing a partir do assédio moral organizacional
sofrido dentro ambiente laboral e discutir sobre seu reconhecimento na esfera jurídica,
bem como o dever de indenização das empresas de telecomunicação devido ao dano
ocasionado. Para tanto, utilizou-se o método indutivo, observacional e histórico,
baseado em observações de práticas concretas no ambiente de telemarketing,
documentos normativos e evolução das relações de trabalho ao longo do tempo. O
trabalho partiu da hipótese de possibilidade do trabalhador assediado a pleitear
indenização por dano moral e material, reconhecimento de doença ocupacional e
consequente direito à estabilidade provisória do emprego, bem como viabilidade de
rescisão indireta do contrato. Como resultado, ratificou-se a hipótese mediante análise
de decisões judiciais e normas jurídicas.
Descrição:
MEIRA, Nicole Barbosa. As consequências jurídicas do assédio moral organizacional sofrido pelos operadores de telemarketing. 2025. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.