UEPB - Repositório Digital

Navegação 31 - TCC por título

Navegação 31 - TCC por título

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • Lima, Mônica Lira (2019-06-06)
    Neste trabalho procura-se apresentar algumas ideias de Edith Stein sobre a educação, a formação e a vocação da mulher, não deixando de considerar o ser humano na sua completude. A referência de base para o estudo apresentado ...
  • Andrade, Edijane da Silva (2016-03-18)
    O estudo a seguir apresenta em aspectos gerais, as características da educação burguesa como meio de controlar os indivíduos da sociedade mediante mudanças sociais, desde as transformações posteriores ao período medieval, ...
  • Arruda, Diogo Henrique (2018-06-06)
    Um caminho de acesso ao pensamento pedagógico platônico é encontrado no seu diálogo mais conhecido, A república. O artigo assume como objetivo apresentar alguns aspectos deste projeto educacional discutidos na obra A ...
  • Silva, Artur Cirino da (2020-03-16)
    A filosofia Kantiana na formação humana por meio da Educação, Ética e moral, desenvolvendo características positivas do ser humano a partir da instrução e disciplina como ferramentas práticas e filosóficas designadas para ...
  • Ramos, Maria da Conceição Barros (2018-08-29)
    Nossa pesquisa examina a tese sobre a embriaguez da alma que Platão apresenta nos livros I e II de sua última obra As Leis. Segundo o filósofo, o prazer e a dor são “duas fontes abertas pela natureza (phýsis)” (Leis, I, ...
  • Renovato, Gilma Beatriz da Silva (2020-12-03)
    A filósofa francesa Simone Weil sempre teve a inegável capacidade de nos despertar a reflexão com as narrativas de suas experiências combinadas a sua forma única de pensar. Na obra O Enraizamento não é diferente. Neste ...
  • Tavares Júnior, Gilberto Freitas (2014-12-22)
    Nosso trabalho tem a intenção de melhor entender a filosofia na sua relação com a educação no ensino Médio, de maneira que é uma necessidade inicialmente demonstrada pelos próprios alunos, entender de forma prévia a ...
  • Oliveira, Rosevânio de Britto (2014-10-13)
    Identificamos que os problemas que tangem à precarização do trabalho no âmbito escolar não são de hoje e o mesmo vem crescendo na última década. Sabemos que com a falta de priorização em torno das políticas publicas, tem ...
  • Bezerra, Roberta Xavier Montenegro (2018-06-08)
    O presente artigo tem como objetivo discutir o Ensino de Filosofia frente aos desafios lançados por políticas educacionais baseadas no neoliberalismo. As consequências de tais políticas podem ser sentidas no dia a dia dos ...
  • Santos, Suênio Borges (2020-09-28)
    O presente trabalho tem por finalidade discutir a importância do Ensino de Filosofia na construção do conhecimento, que concebe a Filosofia da Educação como mecanismo indispensável para relação de interdisciplinaridade nas ...
  • Souza, André Leandro de (2017-07-27)
    O presente trabalho tem como objetivo analisar os pontos observados nas aulas assistidas e ministradas, trazendo consigo uma crítica referente aos métodos de ensino, condições do ensino, presença do professor em sala de ...
  • Santos, Marcos Marcílio dos (2014-12-10)
    A compreensão do que vem a ser filosofia e sua finalidade, bem como seu ensino, demanda muito estudo e reflexão, esta busca pelo conceito de filosofia ocupou boa parte da história da filosofia, em que vários pensadores ...
  • Medeiros, Glaidson Carlos de (2016-09-21)
    O presente trabalho acadêmico intitulado O Ensino de Filosofia no Ensino Médio: Desafios e Perspectivas na Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho tem como objetivo traçar sucintamente uma trajetória histórica do ensino ...
  • Oliveira, Érika Vieira de (2020-12-17)
    O presente artigo tem por objetivo analisar e investigar os desafios enfrentados na docência e as possibilidades do ensino da Filosofia no Ensino Médio, seja inserida como matéria obrigatória na grade curricular ou trabalhada ...
  • Avelino, Daniel de Lima (2014-12-22)
    O presente trabalho tem por finalidade mostra quais são os objetivos da Filosofia no ensino médio baseados nos documentos educacionais da legislação brasileira. Pretendemos explicitar mais precisamente quais são os ...
  • Silva, Anderson Alves da (2014-10-29)
    A busca de resultados imediatistas não permite o espaço necessário para o pensar crítico capaz de fomentar competências básicas destinadas à construção da autonomia do educando,mediante as suas relações sociais, educacionais ...
  • Nascimento, Diocélio do (2014-10-29)
    O foco central deste trabalho é o ensino de filosofia no nível médio e como a mesma destaca-se no processo de ensino e aprendizagem na vida dos estudantes, que contribuições teriam para a educação, escola e na vida dos ...
  • Silva, Maria Rosalva da (2017-04-11)
    Este trabalho tem como objetivo discutir a Filosofia no Ensino Médio homologado pelo Parecer CNE/CEB nº 38/2006 que assegura a inclusão das disciplinas de Filosofia e Sociologia como componentes curriculares obrigatórios. ...
  • Oliveira, Aurineide Araújo de (2019-05-24)
    O presente Relatório apresentado ao Componente Curricular Estágio Supervisionado III, no ano letivo de 2017.2, do curso de Licenciatura Plena em Filosofia da UEPB, tem como objetivo descrever o desenvolvimento do estágio ...
  • Galdino, Ramon Araújo (2022-07-18)
    O presente trabalho intitulado: “Entre margens e resistências: uma cartografia social do Jazz em Campina Grande (PB).” Visa a elaboração de uma cartografia do Jazz em Campina Grande segundo a representação dos seus músicos, ...

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta