Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar a importância da linguagem não verbal impressa
(principalmente imagens relacionadas a tirinhas e artigos) no processo de construção de
sentido no curso Pro-ENEM, durante atividades que priorizam a habilidade de leitura. Essa
pesquisa é teoricamente ancorada por estudos da leitura e do ensino de inglês
(BERNHARDT, 1991; GOODMAN, 1970 apud Silveira; BROWN, 2000, 2001, 2007; De
Souza, 2003; DAVIES AND JONHS, 1983; PCNEM (2000); RUMELHART, 1997 apud
Aebersold e Field, 2011) e em estudos da linguagem não verbal (AGUDELO, 2013;
KOVALEK & CHICOSKI, 2008 apud Portugal e Araújo, 2013; KUSANAGI, 2005,
NIKAZM, 2008; NÓBREGA, 2011, 2012). Com base em atividades aplicadas na pesquisa, a
linguagem não verbal juntamente com a linguagem verbal (escrita) tem se mostrado um
recurso interacional e efetivo no desenvolvimento da habilidade de leitura com alunos.
Descrição:
Oliveira, L. L. de. Nonverbal language in EFL Pro-ENEM reading classes: an action research. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.