Resumo:
O presente trabalho trata do uso da literatura em salas de aula de Inglês como Língua
Estrangeira (ILE), segundo conceitos da Teoria Socio-Interacionista dentro do enfoque por
tarefas. O objetivo deste trabalho é apresentar formas de se usar literatura ao contexto de aulas
de ILE Socio-Interacionistas dentro do enfoque por tarefas, particularmente através da
transformação de composições literárias em atividades que pretendem promover interação
social e negociação de significados entre alunos. Para atingir este objetivo, conduzimos uma
pesquisa bibliográfica, utilizando-nos de fontes como Harmer (2001), sobre a Teoria SocioInteracionista
e o Enfoque por Tarefas; Aebersold & Field (1997), sobre a escolha de
materiais de leitura para o trabalho em sala de aula; bem como LoMonico (2006) e Collie &
Slater (1987), sobre a utilização de literatura em aulas de línguas. Como resultados,
apresentamos quatro tarefas baseadas em literatura, que se dispõem a promover interação
entre os alunos a partir dos textos literários. Ademais, essas atividades permitem que os
alunos desenvolvam não só a habilidade de leitura, mas também as habilidades de fala e
escrita. Afirmamos que as atividades propostas podem motivar o aluno a ler mais na língua
meta, uma vez que elas se apresentam como uma maneira agradável de brincar com a língua.
Descrição:
Silva, M. S. da. Literature in EFL classes: a task/literature-based approach to teaching. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.