Resumo:
O presente artigo apresenta o uso das imagens como ferramenta didática em aulas de
Espanhol como Língua Estrangeira. Para que se trabalhe as imagens na aula, é necessário
voltar ao tempo, onde tudo começou. A partir da década de 70, surgiu a abordagem
comunicativa. Isto, porque os modelos didáticos anteriores foram perdendo a eficácia. A
abordagem comunicativa tem como objetivo a comunicação real entre diversos falantes. Esta
por sua vez, nas décadas de 80 e 90 teve grande aceitação, onde, tendo como sua herdeira,
cedeu espaço a abordagem comunicativa por tarefas. Tal,ganhou espaço por ter a capacidade
de trabalhar as habilidades linguísticas através de diversos tipos de tarefas. Estas, com base na
necessidade do estudante, nível de aprendizagem, entre outros fatores. A abordagem
comunicativa por tarefas tem como proposta introduzir as habilidades comunicativas,
relacionando com o modelo de ensino tradicional. Tendo como base a abordagem
comunicativa, as imagens é uma opção a ser trabalhada nas aulas de Espanhol como Língua
Estrangeira, por se tratar de elementos que fazem parte de nosso cotidiano. Através do estudo
das imagens ou o letramento visual se estuda também a ciência que a tomou como fonte de
pesquisa, a Semiótica. Desta forma, conhecendo o que é uma imagem, se pode trabalhar de
diversas maneiras, estas, que serão apresentadas em forma de propostas didáticas.
Descrição:
Silva, C. P. da. Las imágenes en clase de E/LE: perspectivas didácticas y teóricas. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.