Resumo:
Esta pesquisa teve a finalidade de discutir as questões de gênero e sexualidade no
âmbito da Educação Infantil. Para tanto, decidiu-se pela investigação bibliográfica do
tema a partir de uma contextualização ligada aos estudos de teóricos com Altmann
(2012), Frison (2008), Louro (2002), Scott (1998), Souza (2005) dentre outros
pesquisadores e tem o objetivo de discutir as relações de gênero e sexualidade nos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Além disso, pretendeu-se verificar como
a escola contribui para o processo de reprodução de papéis pré-determinados para
meninos e meninas e que constitui na aprendizagem de um comportamento padrão
referente a masculino e feminino que culmina na desigualdade entre os gêneros.
Portanto, esse estudo se justifica pela relevância em discutir uma temática que
sempre foi tabu e que não alcançava o espaço de sala de aula. Sendo assim, a
proposta deste trabalho foi problematizar a situação de gênero e sexualidade no
contexto da Educação Infantil.
Descrição:
BRITO, A. M. de. Gênero, sexualidade e educação nos Parâmetros Curriculares Nacionais: desafios e perspectivas. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.