UEPB - Repositório Digital

Análise de influências do português (L1) e do inglês (L2) na aprendizagem do francês como terceira língua (L3)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Joanita da Conceição Monteiro
dc.date.accessioned 2016-06-06T19:11:08Z
dc.date.available 2016-06-06T19:11:08Z
dc.date.issued 2016-05-27
dc.identifier.other CDD 370.152 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9986
dc.description Fernandes, J. da C. M. Análise de influências do português (L1) e do inglês (L2) na aprendizagem do francês como terceira língua (L3). 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A Primeira Língua (L1) e a Segunda Língua (L2) possuem um papel significativo na aprendizagem de uma Terceira Língua (L3). O objetivo deste trabalho foi analisar as influências que podem ocorrer da L1 e da L2 na aprendizagem da L3 . Esta pesquisa foi conduzida no contexto de três turmas de francês como língua estrangeira em uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande – PB. Para coleta dos dados usamos de um questionário estruturado, no qual 34 alunos respondiam a questionamentos sobre aspetos e/ou fatores da L1 (português) e da L2 (inglês), que influenciavam no processo de aprendizagem da L3 (francês). Os resultados apontam haver influências da L1 na L3, bem como da L2 na L3, durante o processo de aprendizagem da L3. A influência da L1 na L3 nesta pesquisa mostrou-se mais relevante. Apesar dos resultados apontarem influência das L1 e L2 na L3, mais estudos devem ser realizadas e com metodologia melhor estruturada para que se possa confirmar tais resultados e identificar quais fatores estão diretamente associados a esse processo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Rodrigo de Almeida Cunha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua estrangeira pt_BR
dc.subject Língua materna pt_BR
dc.subject Segunda língua pt_BR
dc.subject Terceira língua pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Análise de influências do português (L1) e do inglês (L2) na aprendizagem do francês como terceira língua (L3) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta