Resumo:
A cultura da cana faz parte de uma das atividades econômicas agroindustriais do Brasil desde o período colonial, quando se produzia açúcar, cachaça, mel e rapadura nos ‘engenhos’ de cana-de-açúcar. O presente estudo, a partir de uma revisão teórica da literatura que trabalha essa temática, apresenta a análise de como a cultura da cana-de-açúcar, ainda nos dias de hoje é importante à produção de Cachaça na microrregião do brejo paraibano, mais especificamente no município de Alagoa Nova - Paraíba, onde os produtores dessa bebida produzem de modo informal e formal. Nesta perspectiva, o estudo contribui para uma visão crítica
acerca de como os princípios ambientais contribuem para melhorar os desafios econômicos e sócio-ambientais na produção de Cachaça artesanal com sustentabilidade.
Descrição:
SILVA, Pedro Josaphat Rodrigues de Sousa. Agroindústria e princípios ambientais para sustentabilidade: estudo de caso com produtores de cachaça informal e formal, em Alagoa Nova- PB. 2011. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.