31 - Filosofia: Recent submissions

  • Andrade, Edijane da Silva (2016-03-18)
    O estudo a seguir apresenta em aspectos gerais, as características da educação burguesa como meio de controlar os indivíduos da sociedade mediante mudanças sociais, desde as transformações posteriores ao período medieval, ...
  • Santos, Marcos Marcílio dos (2014-12-10)
    A compreensão do que vem a ser filosofia e sua finalidade, bem como seu ensino, demanda muito estudo e reflexão, esta busca pelo conceito de filosofia ocupou boa parte da história da filosofia, em que vários pensadores ...
  • Borba, Laedno Gonçalves (2014-11-27)
    O presente trabalho discute alguns aspectos da reflexão do filósofo francês Michel Foucault acerca da historiografia, tentando entender como as questões levantadas por esse pensador, que embasaram um debate muito profícuo ...
  • Silva, Joselito Ferreira da (2015-12-09)
    Pautados na afirmação de Kant de que as queixas sobre o mal são antigas, objetivamos neste trabalho monográfico refletir aspectos desse tema que divide opiniões e pensamentos. Por meio do estudo de A religião nos limites ...
  • Santos, Elisabeth Cristina dos (2014-11-27)
    O presente relatório de estágio tem por objetivo observar a relação professor-aluno e como a mesma interfere/influencia no processo ensino-aprendizagem. Com o retorno obrigatório pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases) ...
  • Barbosa, Cosma Vieira do Egito (2014-12-09)
    O presente artigo trata da concepção de ensino contida na obra De Magistro (Sobre o ensino), de S. Tomás de Aquino. Após apresentação sucinta do modelo de ensino da época medieval, será apresentado o modelo de ensino ...
  • Nascimento, Lidiane Brito do (2015-05-22)
    O presente artigo aborda a temática da Liberdade em Simone de Beauvoir. Faremos um recorte na obra Por uma Moral da Ambiguidade onde iremos compreender o que vem a ser a liberdade para Beauvoir. Segundo a filósofa, o homem ...
  • Lira, Adeildo Pereira de (2015-03-30)
    O objetivo do presente artigo é desenvolver os principais conceitos da filosofia schopenhaueriana presente na sua obra O mundo como vontade e como representação. Todo o mundo visível, percebido sensivelmente, afirma ...
  • Almeida, Solange Alves de (2015-02-11)
    A esperança é um sentimento de extrema importância para a vida humana, tanto que é considerada sempre a última a morrer, isso se deve a seu significado, que é sonhar, persistir e seguir em frente mesmo diante de adversidades. ...
  • Silva, Marília Mithyê Andrade da (2015-02-11)
    Este trabalho foi desenvolvido com intuito de explorar o tema: A identidade do professor e o ensino de filosofia. A pesquisa não será meramente teórica, pois os elementos conceituais serão confrontados com a nossa experiência ...
  • Silva, Marcos Antonio Honorato da (2015-02-11)
    O presente trabalho resultante do nosso estágio supervisionado procurou compreender o papel social da filosofia numa sociedade marcada pela pressa, competitividade e a busca do lucro. A filosofia como disciplina voltada ...
  • Silva Junior, Antonio Felipe da (2015-02-11)
    Este trabalho visa obter uma explicação do conceito de memória em Santo Agostinho. A memória é importante para o conhecimento próprio e também o conhecimento das coisas. Ela armazena tudo o que nos vem através dos sentidos. ...
  • Lima, Luciana Maria de (2015-02-11)
    O desenvolvimento desse trabalho seguiu os passos do nosso estágio supervisionado, de modo que nele encontraremos tanto um relato das nossas experiências quanto uma teorização sobre o que estávamos vivenciando no nosso ...
  • Wilhelm Gustav Sousa, Steinmüller (2015-02-11)
    O objeto de investigação deste trabalho são as relações entre estética e moral, a partir da compreensão encontrada na Crítica da faculdade do juízo, de Immanuel Kant. A análise do belo ajuda a compreender o que torna a ...
  • Silva, Jéssica de Carvalho (2015-02-11)
    O estudo do conflito educacional é uma área que abarca o ensino de filosofia, pois conflito é um elemento intrínseco das sobreposições humanas, de forma que isso no contexto educacional deve ser bem esclarecido sob figura ...
  • Silva, Leonardo Rocha da (2015-02-11)
    No presente artigo pretende-se discutir o método teórico de Santo Agostinho na obra O livre- arbítrio, com enfoque no capitulo II, intitulado A prova da existência de Deus. A partir dele argumenta-se a favor da possibilidade ...
  • Santos, Lucemberg Dutra dos (2015-02-11)
    O presente trabalho tem como objetivo questionar a importância da educação na formação do homem grego. Para responder tal questionamento, tomamos como ponto de partida os primeiros educadores e pensadores da filosofia, ...
  • Patrício, Sandro Marcelino (2014-12-22)
    O presente artigo objetiva desenvolver uma reflexão sobre a teoria e a prática, a partir do pensamento dialético desenvolvido por Karl Marx, e relacionar a dialética marxista com a sua base hegeliana. Faz-se uma abordagem ...
  • Lima, Rafael Lopes de (2014-12-22)
    A partir da obra O livre-arbítrio, exporemos o modo como Santo Agostinho fundamenta a gênesis do mal. Neste sentido, mostraremos alguns caminhos necessários para que o Bispo de Hipona pudesse chegar à conclusão de que o ...
  • Tavares Júnior, Gilberto Freitas (2014-12-22)
    Nosso trabalho tem a intenção de melhor entender a filosofia na sua relação com a educação no ensino Médio, de maneira que é uma necessidade inicialmente demonstrada pelos próprios alunos, entender de forma prévia a ...

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta